Em Brasília, trabalhadores protestam contra reforma e emenda do teto de gastos

Atos do 1º de Maio

Publicado em 01/05/2018 - 18:26 Por Sumaia Villela - Brasília

Neste 1º de Maio, em Brasília, manifestantes se reuniram em ato organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Frente Brasil Popular e o grupo Povo sem Medo.

 

Como em outros atos pelo Brasil, foi exigido o fim da violência e da morte de lideranças, como a da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada a tiros em março.

 

A manifestação ainda foi contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E, no primeiro dia do trabalhador com a reforma trabalhista em vigor, o tema também foi destaque no protesto, segundo o secretário-geral da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues.

 

Na semana passada, a medida provisória que acrescentava pontos à reforma trabalhista perdeu a validade. Ela tinha sido criada pelo governo federal em acordo com o Senado, para que a reforma pudesse ser aprovada mais rápido. Mas a tramitação da matéria no Congresso Nacional não foi priorizada. Com o fim do prazo, grávidas podem trabalhar em locais que fazem mal à saúde, por exemplo.

 

E muitos trabalhadores foram ao ato por causa da reforma. A professora e pesquisadora Tâmara Laís, por exemplo. Para ela, a reformulação da CLT é uma das causas do aumento de relações precárias de emprego.

 

Paulo Marinho é um dos brasileiros que viraram estatística do trabalho informal. Ele tem formação, mas atuava como vendedor ambulante no protesto.

 

A emenda à Constituição que limitou investimentos públicos em áreas como saúde e educação por 20 anos também foi criticada no ato do dia do trabalhador. Além das pautas políticas, a programação incluiu atividades para crianças, apresentações culturais e terminou com uma roda de samba, com canções ligadas ao trabalhador e à desigualdade social.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo