Contran retoma cronogramas para notificação de infrações

Publicado em 01/12/2020 - 17:49 Por Elaine Gonçalves - São Paulo

A partir desta terça-feira (1º), os prazos para aplicação de multas por infrações no trânsito voltam a seguir o cronograma normal. Ou seja, a partir de agora, os motoristas que cometerem infrações e forem multados voltam a ser notificados, e se quiserem questionar a cobrança da multa, vão ter 30 dias para entrar com recurso. 

Isso porque entrou em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que revogou a suspensão dos prazos de todos os processos do Sistema Nacional de Trânsito. A decisão de suspender os prazos se deu em função da pandemia de coronavírus. 

Para as infrações cometidas durante o período de quarentena, até o 30 de novembro, os Detrans vão ter que cumprir um cronograma de 10 meses, a partir da data da infração, para enviar as notificações. 

Se a multa foi aplicada entre fevereiro e março de 2020, por exemplo, as notificações devem ser enviadas em janeiro de 2021. Se a infração aconteceu agora em novembro, os motoristas devem receber a notificação até setembro do ano que vem.

A resolução do Contran foi publicada no Diário Oficial no dia 24 de novembro. Também foi prorrogado por um ano o prazo de validade das carteiras de habilitação (CNH) que venceram durante a pandemia.

Segundo o cronograma, carteiras que venceram no dia 1º de janeiro de 2020 devem ser renovadas entre os dias 1º e 31 de janeiro de 2021. As que vencerem nesse mês de dezembro seguem valendo até o dia 31 de dezembro do ano que vem. 

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo