PF e Receita fazem operação contra lavagem de dinheiro e estelionato

Publicado em 15/12/2022 - 12:17 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Quatro pessoas foram presas nesta quinta-feira (15) em uma operação da Polícia Federal e da Receita Federal contra um esquema de venda de créditos fraudulentos para compensação de dívidas tributárias de empresas.

Duas pistolas, um fuzil, carregadores, munições e dinheiro em espécie foram apreendidos na residência de uma dos alvos na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

A operação Crédito Podre, que também tem a participação do Ministério Público Federal, cumpre cinco mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Segundo a PF, o esquema era comandado por um grupo de empresas de consultoria tributária. Para intermediar a venda dos créditos fraudulentos, os acusados cobravam das empresas vítimas um montante que variava entre 40% e 60% do valor dos débitos a serem, suspostamente, compensados.

O dinheiro obtido no esquema era lavado por meio da transferência para contas bancárias e registro de imóveis em nome de parentes e de “laranjas”.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, a soma dos valores que se pretendia compensar com a venda dos créditos fraudulentos chega a R$ 100 milhões. Os alvos da operação vão responder pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação de documento, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Se condenados, as penas podem chegar a 23 anos de prisão.

Edição: Elifas Levi / Nathália Mendes

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo