Começa julgamento de PM acusado de matar jovem negro no Rio

Publicado em 05/03/2024 - 15:57 Por Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional* - Rio de Janeiro

Começou nesta terça-feira (5), depois de uma década de espera, o julgamento do policial militar Alessandro Marcelino de Souza, acusado do homicídio de Johnatha de Oliveira Lima, de 19 anos, durante uma operação da PM na Comunidade de Manguinhos, Zona Norte do Rio. 

Antes do início do júri, houve uma grande manifestação, em frente ao Tribunal de Justiça, no centro da cidade. Moradores da comunidade e representantes de instituições sociais, com apoio da Anistia Internacional Brasil e do Instituto Marielle Franco, empunharam faixas e cartazes relembraram o caso, e exigindo justiça.

Ana Paula Oliveira, mãe da vítima, e fundadora do grupo Mães de Manguinhos, que luta por justiça para jovens negros, ressaltou que dez anos é muito tempo, e que essa espera pode ter sido motivada por questão racial. 

“Será que se eu fosse uma mãe branca, se o meu filho fosse um jovem branco, morador de uma classe alta, fizesse parte de uma outra classe da sociedade, será que eu também estaria, que essa mãe branca estaria esperando 10 anos?”

Ela também destacou que a luta é pela vida de tantos outros jovens como seu filho. "O que eu desejo é o mínimo. Que a justiça seja feita. E que a partir da justiça feita possa se garantir a vida de outros jovens como o meu filho. Possa se garantir que outras mães, que outras mulheres pretas como eu não tenha que passar por essa dor". 

Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, reforçou a gravidade da demora no julgamento. "Ao longo de 10 anos, a Polícia Militar do Rio de Janeiro perdeu tempo. Ao longo de 10 anos, o Ministério Público do Rio de Janeiro perdeu tempo. Ao longo de 10 anos, Ana Paula e sua família lutaram por uma justiça que não vinha". 

Em nota, o Tribunal de Justiça do Rio disse que não se manifesta sobre decisões judiciais ou processos em tramitação. 

Já a Polícia Militar informou que o policial Alessandro Marcelino de Souza está afastado do serviço externo e submetido a um procedimento interno, instaurado pela corregedoria, que vai avaliar sua permanência nos quadros da corporação.

*Com colaboração de Bruno Moura. 

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo