MPF pede cancelamento de cadastros ambientais de assentamento do Incra no Pará

Assentamento rural no Pará

Publicado em 22/12/2019 - 14:44 Por Victor Ribeiro* - Brasília

O Ministério Publico Federal (MPF) quer que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará cancele imediatamente os Cadastros Ambientais Rurais concedidos na mesma área de um assentamento do Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, no município de Itaituba, sudoeste paraense.

 

De acordo com o MPF, 22 cadastros foram concedidos para fazendas e sítios dentro do Assentamento Agro Extrativista Montanha e Mangabal, após a criação do Projeto.

 

À superintendência do Incra de Santarém, o MPF recomendou que a autarquia atue junto à Semas para que sejam feitos os cadastros das áreas de assentamento para evitar que sejam outorgados CARs individuais em sobreposição às áreas do projeto.

 

Na recomendação, o Procurador da República HUGO CHARCHAR alerta que cadastro ambiental rural tem sido frequentemente utilizado como ferramenta de grilagem de terras, provocando acirramento de conflitos no campo.

 

O documento foi enviado pelo MPF à Semas e ao Incra na última quarta-feira, dia 18. Semas e Incra tem 15 dias para se manifestar. O prazo começa a contar a partir do recebimento do documento.

 

Na sexta-feira (20), o Incra afirmou não foi oficialmente comunicado e que, por ora, não vai se manifestar sobre o assunto.

 

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará disse que o Cadastro Ambiental Rural é autodeclaratório. E que valida ou não o cadastro após análise técnica que leva em consideração fatores como a possível sobreposição de áreas.

 

 

* Reportagem de Renata Martins

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo