PEC Paralela da reforma da Previdência deve chegar à Câmara nos próximos dias

Reforma da Previdência

Publicado em 20/11/2019 - 11:42 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Deve chegar à Câmara para análise dos deputados, nos próximos dias, a chamada PEC Paralela. É que o texto foi aprovado nessa terça-feira (19), no Senado, por 53 votos a 7.

 

A PEC Paralela inclui estados e municípios na Reforma da Previdência, que agora poderão adotar integralmente as mesmas regras aplicáveis ao regime próprio de Previdência Social da União por meio de lei ordinária. A economia prevista é de R$ 350 bilhões em 10 anos.

 

O primeiro turno já havia sido aprovado no início do mês, mas ainda faltavam os destaques, justamente o que foi aprovado ontem.

 

Essa proposta veio a partir do relator da Reforma da Previdência, o senador Tasso Jereissati, como uma forma de fazer alterações na Reforma sem que o texto original tivesse de voltar para análise da Câmara. Com isso, o texto original foi mantido, aprovado pelas duas casas e, inclusive, já promulgado pelo Congresso, e essa parte virou a chamada PEC paralela, que segue para a Câmara.

 

No texto, o relator incluiu uma transição no cálculo da aposentadoria por um período de cinco anos. Ficou assim: o cálculo começa considerando a média de 80% dos maiores salários já recebidos pelo trabalhador; em 2022, sobe para 90% e, em 2025, será feito um cálculo em cima de todo o período contributivo, incluindo também os salários mais baixos já recebidos por ele.

 

Está previsto, ainda, que estados, Distrito Federal e municípios vão poder “delegar à União a competência legislativa” para definir os critérios de aposentadoria dos servidores locais — como tempo de contribuição e a idade mínima. Essa delegação pode ser revogada “a qualquer tempo”, por meio de lei de iniciativa de governadores ou prefeitos.

 

 

* Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo