Votação de proposta contra fake news é adiada no Senado; parecer será ajustado

Senado

Publicado em 02/06/2020 - 19:00 Por Kariane Costa - Brasília

A votação do projeto de lei contra fake news que pretende combater a disseminação de conteúdos falsos e definir regras para o uso e operação de redes sociais e serviços de mensagens foi adiada no Senado, para a próxima quarta-feira da semana que vem.


O senador Ângelo Coronel, relator da proposta, informou que o parecer será ajustado. Ele disse que vai receber ao longo da semana contribuições da sociedade civil e de senadores antes de apresentar o texto final.

 

Pelo twitter, o presidente do Senado confirmou o adiamento e afirmou que o texto deve assegurar a liberdade de expressão e ao mesmo tempo proteger os usuários de crimes virtuais.

 

O autor da proposta, Senador Alessandro Vieira, do Partido Cidadania de Sergipe, adiantou que o alvo da matéria são as ferramentas utilizadas criminalmente, em especial as redes ilegais de disparo de mensagens em massa e as redes automatizadas.

 

Nas redes sociais, movimentos ligados à sociedade civil em defesa de direitos digitais cobram participação e transparência na elaboração da proposta e pressionaram para ter mais tempo de debate sobre o texto antes da matéria ir ao plenário para votação.

 

Em uma nota conjunta com entidades sociais como a Coalizão de Direitos na Rede e Associação Latinoamerica de Internet , empresas como Facebook, google, twitter whatsup, instagram afirmaram que o texto pode colocar em risco à liberdade de expressão.

 

Entidades ligadas ao jornalismo também assinaram a nota como Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e Repórteres Sem Fronteiras.

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo