PEC do Fundeb é promulgada em sessão do Congresso

Fundo de manutenção da educação básica agora é permanente

Publicado em 26/08/2020 - 13:56 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Congresso Nacional promulgou nesta quarta-feira (26) a emenda constitucional de número 108, que torna permanente o Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação. O texto do novo Fundeb foi aprovado nessa terça-feira pelo Senado da forma como veio da Câmara, sem alterações, e por unanimidade. Foram 79 votos favoráveis e nenhum contrário.

A nova emenda Constitucional torna o Fundeb permanente, já que o mecanismo, instituído em 2007, perderia a validade neste ano. O texto ainda aumenta progressivamente a participação da União no Fundo, dos atuais 10%, para 23% no ano de 2026. Durante a promulgação da emenda, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, destacou que o parlamento escolheu priorizar a educação.

O novo Fundeb ainda permite que municípios com baixa arrecadação sediados nos estados mais ricos recebam recursos da União, já que no modelo atual o Fundo só remunera os municípios dos estados mais pobres. Esse novo critério vai permitir aumentar em 54% o número de redes de ensino beneficiadas por recursos federais.

A relatora do projeto na Câmara, deputada professora Dorinha, do DEM do Tocantins, destacou que o novo Fundo vai permitir valorizar os servidores da área.

A Emenda Constitucional cria ainda o conceito do Custo Aluno Qualidade, que permite aumentar o financiamento das escolas com infraestrutura precária, sem biblioteca, internet ou quadra esportiva. O relator da proposta no Senado, Flávio Arns, do partido Rede do Paraná, destacou o papel da sociedade na aprovação da nova emenda constitucional.

Atualmente, o Fundeb é responsável por 63% de todo o investimento público aplicado na educação básica. O dinheiro é destinado aos estados e municípios de acordo com o número de alunos matriculados e do total arrecadado pelos governos locais.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo