Reforma administrativa deve ser aprovada na Câmara este ano, diz Maia

PEC foi entregue nesta quinta-feira no Congresso Nacional

Publicado em 03/09/2020 - 21:43 Por Kariane Costa - Brasília

A PEC da Reforma Administrativa foi recebida no Congresso com críticas pelos partidos de oposição e por elogios de parlamentares da base do governo.

Em cerimônia simbólica para entrega do documento, o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros defendeu que o modelo proposto para novos servidores permite a meritocracia e avaliação permanente.

Já na avaliação do senador Randolfe Rodrigues, do partido Rede, líder da oposição no Senado, o texto apresentado não reduz gastos e aprofunda as desigualdades que já existem no serviço público.

Randolfe destaca que a reforma não mexe nas regras para magistrados, parlamentares, militares e membros do Ministério Público, categorias que estão entre as que têm maior remuneração e benefícios no serviço público.

O ministro da Secretaria Geral da presidência, Jorge Oliveira,  foi quem fez a entrega simbólica da proposta. O ministro afirmou que o texto preserva os atuais direitos dos servidores aprovados em concurso e possibilita um Estado mais moderno e enxuto para atender as demandas sem criar impacto previdenciário.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se mostrou satisfeito com a PEC e disse querer aprovar reforma administrativa na Casa ainda em 2020. 

Já o secretário geral da Condsef - A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, discorda e contesta os números apresentados pelo governo. Sérgio Ronaldo da Silva, argumenta que a proposta abre espaço para contratos temporários, precarizando o serviço público.

Por se tratar de uma PEC, a proposta tem um longo caminho pela frente antes de passar a valer. O texto precisa ser analisado em comissões na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e ser aprovado em dois turnos de votação em cada uma das casas, com o apoio de três quintos dos parlamentares.

Para dar mais agilidade à tramitação da PEC, o  presidente do Senado, Davi Alcolumbre,  sugeriu a criação de uma comissão mista da reforma administrativa, onde senadores e deputados poderão discutir a matéria em conjunto. A sugestão ainda precisa ser discutida com os partidos.


 


 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo