Alteração na Lei da Ficha Limpa pode deixar municípios sem prefeito

Liminar favorável a uma ação muda contagem de pena

Publicado em 29/12/2020 - 14:12 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A mudança na lei da Ficha Limpa foi suspensa por decisão do ministro Luís Roberto Barroso e municípios podem ficar sem o prefeito eleito para o cargo até o julgamento do plenário do Supremo Tribunal Federal. Nesses casos, deve assumir a prefeitura o presidente da Câmara de Vereadores.

O ministro Kássio Nunes Marques, do STF, deu uma liminar favorável a uma ação de inconstitucionalidade movida pelo PDT e retirou um trecho da lei da Ficha Limpa para que a pena comece a contar a partir da condenação em órgão colegiado ou do trânsito em julgado. Até então, mesmo quando já haviam passado os 8 anos da inelegibilidade, alguns políticos permaneciam sem poder assumir o cargo por demora no trâmite processual.

É o caso do candidato eleito para a prefeitura de Pinhalzinho, município do estado de São Paulo com cerca de 15 mil habitantes. O empresário do ramo imobiliário Sebastião Zenaide, do PSC, foi condenado em 2012 por uma irregularidade na construção de um loteamento na região realizado em 2003, há 17 anos. Ele conta que a demora da justiça em encerrar o caso é o que suspendeu a posse.

Outros municípios do país também estão nessa situação. A liminar do ministro Kássio Nunes Marques foi suspensa por uma decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luís Roberto Barroso, que entendeu que a mudança na Ficha Limpa requer uma decisão do plenário do STF para definir o alcance e sentido do dispositivo da Lei alterado pela liminar. Já a Procuradoria-Geral da República se manifestou contra a decisão de Nunes Marques e a favor da decisão de Barroso.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo