PEC das Drogas pode ser votada na CCJ do Senado nesta semana

Publicado em 11/03/2024 - 07:50 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Drogas pode ser votada pelo Senado na próxima quarta-feira (13) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O tema foi colocado em pauta após o Supremo Tribunal Federal retomar o julgamento sobre o porte de maconha para uso pessoal.

A análise no Supremo está suspensa após pedido de vista, na semana passada, do ministro Dias Toffoli. O placar está 5 a 3 a favor da descriminalização para consumo próprio. 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), é a favor da criminalização e criticou o julgamento no STF. "O que nos motivou como reação principal foi que uma declaração de inconstitucionalidade, que vai significar sim, na prática e juridicamente, a descriminalização da conduta, era algo que não podíamos concordar porque isso cabe ao parlamento decidir se algo deve ser crime ou não. Agora a decisão sobre a quantidade se classifica uma conduta ou não, indicativo que deva ser de tráfico de porte pra uso. O que nós não queremos é que haja uma definição disso por quantidade. E que ao se deinir uma quantidade de porte para uso, esse fato de porte para uso não tenha nenhum tipo de efeito jurídico". 

O relator da PEC das Drogas na CCJ, o senador Efraim Filho (União/PB), conta que o texto, apesar de não trazer exceção à quantidade do entorpecente, mantém punição diferente para usuário e traficante. "Traz uma diferenciação de tratamento penal entre o usuário e o traficante. Para o traficante o rigor da lei, a pena de prisão, o encarceramento. Para o usuário, penas alternativas, restritivas de direito, prestação de serviço à comunidade, mas ainda sim continuará sendo crime". 

Já o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT/BA), conta que o Planalto ainda não tem uma posição definida sobre o tema."Esse é o tipo de tema que não adianta querer unidade da base. Porque vai ter partido da base que vai defender uma coisa. E outro partido vai defender outra. Eu não sei se o governo terá um posicão de governo sobre esse tema ou se vai liberar para os partidos orientarem segundo as suas decisões". 

Se a PEC das Drogas for aprovada na CCJ, o texto ainda será votado em dois turnos no Plenário do Senado, antes de seguir para a Câmara dos Deputados. 

Edição: Roberto Piza / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo