Senado pode votar criminalização de drogas nesta semana

Publicado em 12/03/2024 - 15:48 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A criminalização do porte e uso de drogas, mesmo em pequenas quantidades, pode ser votada pelo Senado nesta quarta-feira (13) na Comissão de Constituição e Justiça.

A PEC das Drogas voltou a ser discutida após o Supremo Tribunal Federal retomar o julgamento do porte de maconha para uso pessoal.

O placar está 5 a 3 a favor da descriminalização para consumo próprio.

O julgamento foi suspenso na última semana após pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

A PEC transforma em crime a posse ou porte de qualquer quantidade de droga ilícita, como maconha e cocaína.

Aplica ainda penas mais rigorosas ao traficante e, para o usuário, prevê penas alternativas à prisão e ao tratamento da dependência.

Para o advogado e especialista em Direito Penal e Criminologia Gustavo Scandelari, a análise do tema pelos dois Poderes não contribui para uma política pública sobre drogas.

"Eu vejo a possibilidade de que o Supremo declare a descriminalização do uso da maconha, e não de qualquer droga. E do outro lado, o Congresso realmente faça passar essa alteração na Constituição. E aí nesse cenário, uma nova lei pode ser feita criminalizando o uso da droga. E aí essa nova lei, no futuro, poderá vir a ser levada ao Supremo para que ela seja julgada sobre sua constitucionalidade. Realmente é um movimento que não parece fazer bem à sociedade porque evidencia que não há acordo, que não há o menor entendimento entre dois poderes da República a respeito de um tema tão importante quanto a política das drogas", disse Scandelari. 

Já o presidente do Clube Social de Cannabis do Distrito Federal, Fernando Santiago, avalia que a PEC pode ser considerada inconstitucional se o Supremo formar maioria pela descriminalização do porte de maconha.

"Hoje já tem um cenário que a gente chama de despenalização do usuário, ou seja, ainda é um crime mas sem a pena de prisão. O que a PEC está tentando fazer é garantir que o usuário, mesmo sem a pena de prisão, continue sendo um crime, respondendo por atos administrativos. A meu ver se o STF decide se o processo termina a favor da inconstitucionalidade do artigo 28, ao me ver essa matéria seria inconstitucional", explica Santiago. 

Se a PEC das Drogas for aprovada na CCJ, o texto ainda será votado em dois turnos no Plenário do Senado, antes de seguir para a Câmara dos Deputados.  

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo