Projeto prevê compra e venda de vacinas por empresas privadas

Publicado em 23/02/2021 - 16:59 Por Leandro Martins - Brasília

A possibilidade de adquirir e comercializar vacinas contra a covid-19 pela iniciativa privada depende da aprovação do Projeto de Lei 534, apresentado nesta terça-feira (23) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).  

A condição, de acordo com o projeto, é que o imunizante seja integralmente doado ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas somente depois da vacinação dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação as empresas privadas poderão comercializar as vacinas.

O Projeto de Lei prevê ainda que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem assumir os riscos referentes à responsabilidade civil em relação a efeitos colaterais pós-vacinação, desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tenha concedido o registro definitivo ou a autorização temporária de uso emergencial. Para isso, os entes federativos podem contratar seguro privado, nacional ou internacional.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo