Justiça do RJ garante atendimento a crianças do espectro autista

Publicado em 25/11/2023 - 12:15 Por Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, que estão em tratamento na Unimed-Rio, tiveram o atendimento assegurado por liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.  A decisão, tomada esta semana, atendendo ação da Defensoria Pública fluminense.

De acordo com a Defensoria Pública, desde outubro os familiares de crianças e adolescentes com o transtorno, beneficiárias de planos de saúde da Qualicorp/Unimed-Rio, contratado pela União Brasileira dos Estudantes, denunciam que a operadora e a administradora do plano iriam parar de atender as famílias, sem oferecer oportunidade de migração para outro tipo de plano de saúde, deixando os pacientes sem assistência médica. 

O prazo para o fim da cobertura teria terminado na terça-feira, dia 22, mas a Unimed/Rio não poderia interromper o serviço. Ana Carolina Bezerra, defensora pública e subcoordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor, explica o caso. “A gente sabe que existe uma obrigação jurídica dos tratamentos em curso serem mantidos pelos planos de saúde, mesmo no caso em que há rescisão, e também sabemos que é garantido que se ofereça, que o plano de saúde ofereça outros planos para que haja a portabilidade, para que haja a migração, dessas vidas, desses beneficiários, para outros planos de saúde, para que eles consigam permanecer e continuar o tratamento”, diz. 

Odara Rodrigues é advogada a mãe de uma criança com autismo. Ela diz que, ao receber a notícia, por e-mail, ficou surpresa e decepcionada. “O sentimento no momento em que eu recebi este e-mail foi de impotência, foi de não poder fazer nada, foi de nadar, nadar e morrer na maré. Porque tudo aquilo que foi conquistado pro meu filho, seria perdido. Ele conseguiu os tratamentos através de uma liminar na justiça. Eu sou advogada, eu tive que parar de trabalhar pra poder conseguir tratar o meu filho”, fala. 

Agora, ela diz que a sensação é de vitória. "É com grande alegria. Vai ajudar o meu filho a continuar a ter autonomia. O meu filho antes dos tratamentos, ele não falava, ele não interagia. Hoje o meu filho fala tudo, o meu filho interage, faz até teatrinho na escola”, completa.

A decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro também determina multa de R$ 1.000 se a Qualicorp descumprir a determinação enviar boletos para a residência dos consumidores ou disponibilizá-los por outros meios, como site e e-mail, de forma a viabilizar o pagamento das mensalidades. 

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo