Amazonas volta a suspender atividades não essenciais por 15 dias

Medida atende à determinação judicial

Publicado em 05/01/2021 - 14:01 Por Renata Martins - Brasília

O estado do Amazonas voltou a suspender o funcionamento de atividades não essenciais por causa do aumento de casos de covid-19. O decreto já está em vigor e vale pelo menos até dia 18 de janeiro.

Os shoppings só podem funcionar exclusivamente como pontos de coleta de compras em seus estacionamentos, em regime drive-thru. A venda de produtos por vendedores ambulantes está proibida, assim como, a realização de eventos, públicos e privados. A visitação a pacientes internados com Covid-19 e a internos do sistema prisional também estão suspensas.

Desta vez, a medida atende a uma decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas que determinou a suspensão das atividades econômicas não essenciais pelo prazo de 15 dias.

Segundo o último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, divulgado na noite de ontem, no prazo de 24 horas o estado confirmou 559 novos casos e 23 óbitos por Covid-19.

O Amazonas voltou a bater o recorde de internações por covid19: 183 pessoas só nesta segunda-feira. O número supera o de internações da fase crítica do início da pandemia, quando em maio chegou a 168 internações.

O agravamento da crise de saúde pública no Estado por causa do coronavírus pode ser observada também nos cemitérios. Manaus realiza em média cerca de 30 sepultamentos por dia. Desde o final do ano, os sepultamentos voltaram a crescer. Só ontem, 66 pessoas foram enterradas ou cremadas em cemitérios de Manaus.

As autoridades estaduais de Saúde alertam para a importância de usar máscaras faciais, manter a distância entre as pessoas e lavar as mãos com água e sabão ou utilizando álcool em gel. As recomendações são consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus da Covid-19.

 

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo